LIBRAS - Pós-Graduação 100% Online
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sobre o curso de LIBRAS

O curso de Pós-Graduação em Libras na Educação Básica conta com professores altamente capacitados e aborda temas atuais ligados ao panorama brasileiro da diversidade da educação, LIBRAS no contexto da educação inclusiva, tendências educacionais de inclusão de pessoas surdas e o uso de tecnologias na aprendizagem. Essa especialização tem como objetivo garantir que você adquira conhecimentos específicos para atuar em diversas áreas junto a pessoas surdas, no processo de comunicação e interação social.

Confira as disciplinas que você vai estudar

Curso com 1500H

Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE.

A Constituição Federal de 1988. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 (Art. 93). Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (18,19 e 20). Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Lei Complementar Nº 142, de 8 de maio de 2013. Lei nº 12.933, de 26 dezembro de 2013. Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; A Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Políticas Públicas. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um Pouco de História: O Abandono e o Exílio das Pessoas com Deficiência; Atendimento das Pessoas com Deficiência; Necessidades Educacionais do Aluno com Deficiência; Libras no Contexto da Educação Inclusiva; A História da Educação dos Surdos; Leis que Amparam os Surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue; Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue no Cenário Escolar Brasileiro.

Parâmetros da Libra: aspectos fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à Língua Brasileira de Sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone).

"A língua de sinais como primeira língua da criança surda. Aspectos metodológicos do ensino da Libras na educação para surdos. O ensino de língua de sinais a partir da diversidade textual sinalizada: seus aspectos temáticos, estruturais, linguísticos e a funcionalidade dos textos nos diferentes contextos sociais. Literatura e ensino de Libras como primeira língua. Noções de planejamento didático-pedagógico. Avaliação no ensino da Libras. Análise de materiais didáticos existentes e produção de materiais."

Fonética e fonologia. Fonética articulatória. Transcrições fonética e fonológica. Processos fonológicos e dialetológicos. Teorias e métodos de análise fonológica. Modelos fonético-fonológicos para descrição de línguas de sinais. Variação linguística na Libras.

A Língua Portuguesa e Libras Uma Aproximação ao Bilinguismo; Linguística (O que é; Áreas da Linguística; As línguas naturais; A língua de sinais brasileira como língua natural); Categorias Gramaticais na Libras (Verbo; Adjetivo; Pronomes e advérbios; Numeral; Tipos de frases; Expressões idiomáticas relacionadas ao ano sideral; Comparativo de igualdade, superioridade e inferioridade; Os processos de formação de sinais; Saudações; Nome e sinal pessoal).

Letramento em Língua Brasileira de Sinais; História do Surdo no Mundo; História do Surdo no Brasil; Tentativas de Ensino; As Dimensões das Diferentes Competências do Fazer/ Docente: A Dimensão da Competência Ética no Saber/ Fazer Docente; Enem: Quais as Dificuldades que os Surdos Enfrentam na Educação Brasileira?; Filme sobre o Assunto: A Cidade das Tristezas; A Educação os Surdos Subsidiada pelas Leis; A Outorga à Valorização Humana; Declaração de Salamanca: Uma Educação para Todos; O Tradutor/Intérprete de Libras e suas Dificuldades no Âmbito da Sala de Aula Inclusiva; A Aquisição da Fala ou dos Sinais pela Criança e seu Desenvolviimento na Leitura e Escrita; Distúrbios de Aprendizagem; Os Níveis de Surdez.

Surgimento e Evolução do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (Tils); O Intérprete da Língua de Sinais; Modelos de Interpretação/Tradução; Febrapils e o Código de Conduta Profissional; Fundamentos de tradução e interpretação. Problemas teóricos e práticos da tradução/interpretação. O papel do intérprete de língua de sinais na sala de aula. A representação do “intérprete-pedagógico” na educação de surdos.

Sinais Básicos I; Cumprimentos; Identificação Pessoal; Família; Calendário; Datas comemorativas; Sinais Básicos II; Cores; Animais; Alimentos; Meios de transportes; Sinais Básicos III; Pronomes pessoais; Pronomes possessivos; Pronomes demonstrativos; Pronomes indefinidos; Pronomes interrogativos.

Sinais Intermediários I; Adjetivos; Grau de Comparativo dos Adjetivos; Sinais de Profissões; Tecnologias referentes às profissões; Sinais de Meios de Comunicação; Sinais Intermediários II; Substantivos; Advérbios ; Sinais de Climas e Fenômenos da Natureza; Horas; Sinais Intermediários III; Tipos de Frases; Sinais de Estados Brasileiros; Sinais de Capitais; Sinais de Países e Continentes; Sinais em Contexto; Iconicidade e Arbitrariedade.

Sinais Complexos; Aspectos Históricos Iniciais; Sinais Complexos; Configuração das Mãos; Parâmetro 1 - Configuração de Mãos (Cm); Parâmetro 2 - Ponto de Articulação (Par) ou Locação (L); Parâmetro 3 - Orientação (Or): Estrutura Gramatical da Libras; Fonética e Fonologia; Estruturas dos Sinais; As Formas Monomórficas:Sintaxe da Libras; Verbos e Tempos Verbais; Ordenação das Palavras e Estrutura da Frase; Sistema Pronominal; Adjetivos; Comparações entre Português e Libras; Linguagem e Comunicação; Aspectos Sobre Linguagem e Comunicação; Tecnologias para Surdos; Inclusão Social do Surdo; Surdo X Mudo; Corrente Comunicativa: Oralísmo; Comunicação Total e Bilinguismo; Contexto Familiar.

Conceituação de Libras; História da Educação dos Surdos; Literatura; A Literatura e a Cultura Surda; A Literatura Surda; A Importância da Editora Arara Azul Para a Divulgação da Cultura e Literatura Surda; Tipos de Literatura Surda; Cinderela Surda.

Reflexões Sobre o Cotidiano Escolar e a Inclusão; A Formação Docente e o Respeito; Diversidade e Foco na Educação Infantil; Tendências Educacionais de Inclusão de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado Momentos Didático- e o Interprete de Libras; Dispositivos de Amplificação Sonora. Informática na educação e na educação de surdos. Teorias, recursos, tecnologias e prática. A informática como ferramenta que deve interagir com outras áreas aplicadas ao processo de ensino e de aprendizagem na educação de surdos. Artefatos tecnológicos e as possibilidades de interação e aprendizagem nos ambientes formais de educação, na sociedade em geral e dentro de comunidades linguísticas e culturais específicas e seus ambientes educativos informais.

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais.

O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

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Como funciona a Pós-Graduação?

Sim. A Faculdade Prominas está credenciada junto ao MEC por meio da Portaria nº 1.065, de 18 de outubro de 2018.

Seguindo os padrões da avaliação do Ministério da Educação, os cursos aptos para se inscrever em uma pós-graduação em nossa Instituição são os cursos de Graduação:
Bacharel
Licenciatura
Tecnólogo
Cursos de Formação de Oficiais (Desde que sejam equivalentes a uma Graduação)

De acordo com a Resolução n°1, de 8 de junho de 2007, os cursos de Pós-Graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados (que já tenham colado grau) em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Para iniciar o curso de Pós-Graduação EaD na Faculdade Prominas basta o aluno ter em mãos o diploma ou uma declaração de conclusão de curso de graduação para fazer sua matrícula e dar o pontapé inicial em sua carreira profissional.

Você terá acesso ao curso assim que finalizar a sua matrícula e a mesma estiver devidamente paga e confirmada. O seu acesso é enviado para o seu e-mail que foi cadastrado durante o processo de matrícula.

O acadêmico estará matriculado no curso de Pós-Graduação somente após o pagamento da taxa de inscrição. O prazo de duração do curso é contado a partir do pagamento da primeira mensalidade. Sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

A Faculdade Prominas utiliza uma metodologia de ensino 100% on-line, incluindo avaliações e TCC (opcional). Tudo para você fazer no conforto da sua casa ou no local que você quiser. E você ainda conta com apoio de tutores disponíveis durante todo o curso.

Os nossos cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 6 (seis) meses, exceto cursos com carga horária de 1000 horas acima, e o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho que possui no mínimo 12 (doze) meses. Já o período máximo de todos os cursos é de 24 (vinte e quatro) meses.

Você poderá acessar o material didático de forma on-line e por meio de download. Nosso material didático é composto por videoaulas em disciplinas estratégicas, além de excelentes materiais complementares, questões comentadas, links, dentre outros. As avaliações privilegiam o raciocínio crítico e reflexivo ao invés da memorização.

Todas as avaliações dos cursos de Pós-Graduação EaD serão liberadas e disponibilizadas na plataforma de ensino e aprendizagem do aluno mediante os pagamentos das mensalidades do curso, exceto a avaliação final da última disciplina que também estará vinculada ao tempo mínimo de curso. Para cada módulo serão disponibilizadas uma avaliação on-line e uma avaliação final. A média final das avaliações é calculada da seguinte forma: (AVALIAÇÃO ON-LINE + AVALIAÇÃO FINAL) /2 = Média Final. Ao final do módulo, após o lançamento de todas as notas, caso o aluno fique de recuperação, ele deverá solicitar a avaliação de recuperação. Para os cursos de Pós-Graduação, Extensão e Aperfeiçoamento, a média final para aprovação é de 7 (sete) pontos.

Não, os materiais didáticos ficam disponíveis no portal do aluno para estudo mediante disponibilidade do aluno. No caso das disciplinas que possuem videoaulas, as aulas são gravadas e disponibilizadas ao aluno mediante liberação dos módulos. Os módulos possuem conteúdo em videoaulas de acordo com a modalidade contratada. Você poderá estudar onde, como e quando quiser, até mesmo pelo celular.

A documentação necessária para se matricular no curso de Pós-Graduação é: RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Diploma ou Declaração de Conclusão do curso de Graduação.

Nossas formas de pagamento disponíveis no site ou por meio do atendimento junto ao consultor são: parcelamento no boleto, parcelamento no cartão em até 12 vezes sem juros, boleto à vista ou PIX. Caso o aluno prefira, poderá utilizar também o método de Recorrência.

Recorrência é a liberdade de utilizar o cartão de crédito para pagar as mensalidades do seu curso, sem consumir o limite do cartão. Todo mês é descontada, automaticamente, a mensalidade na sua fatura, sem comprometer o seu limite de crédito.

Sim, para solicitar a dispensa de disciplinas é necessário que o aluno envie o histórico e declaração e/ou certificado de pós-graduação através do Portal do Aluno, no menu: “Dispensa”. Caso não tenha concluído o curso, o aluno poderá enviar o histórico parcial. Para realização da dispensa, segue-se o critério de que a disciplina seja equivalente e precisa ter pelo menos 50% (cinquenta porcento) da carga horária da disciplina a ser cursada.

Caso o aluno queira a ementa simples impressa das disciplinas do seu curso, ele poderá solicitá-la com um de nossos consultores no ato da compra ou enviar uma solicitação para o e-mail tutores@grupoprominas.com.br. O prazo de retorno é de até 2 (dois) dias úteis.

Não. Nos cursos de Pós-Graduação, a realização do estágio não é obrigatória. Porém, para os alunos que desejam realizá-lo, a Faculdade Prominas possui convênios com mais de 3.000 empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais para que seus alunos possam usufruir de benefícios e realizar estágios remunerados durante o período que estiverem estudando na Instituição. Para demais esclarecimentos a respeito do estágio, entre em contato conosco através do e-mail: estagio@grupoprominas.com.br

Após a Resolução CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, a confecção e apresentação do TCC se tornou opcional para conclusão de cursos de Pós-Graduação e recebimento de certificado. Desta forma, o aluno não é obrigado a fazer o TCC e muito menos apresentá-lo. Se, porventura, algum edital de concurso exigir o TCC como prova de títulos, posterior à conclusão do curso de Pós-Graduação, o aluno poderá entrar em contato com a Faculdade Prominas e efetivar a matrícula no TCC

Não. A carga horária do curso será a mesma, independente da realização ou não do TCC.

Para concluir o curso de Pós-Graduação EaD junto à Faculdade Prominas e receber o certificado o aluno precisa cumprir alguns pilares obrigatórios. São eles: - Concluir o curso a partir de 6 (seis) meses ou 12 (doze) meses, para os cursos com carga horária acima de 1.000 (mil) horas e Engenharia de Segurança do Trabalho; - Entregar toda documentação exigida pela Instituição para emissão do certificado; - Ser aprovado em todas as disciplinas/avaliações e TCC (opcional); - Não possuir pendências administrativas, financeiras e acadêmicas junto à Instituição.

Nós disponibilizamos o certificado Digital e o certificado Impresso. Ambos possuem a mesma validade a nível nacional. O certificado Digital tem a vantagem de ser levado sempre com o aluno em seu dispositivo móvel. Ele também possui todos os códigos para verificação de sua autenticidade, e é disponibilizado em até 24 (vinte e quatro) horas (dias úteis) após a sua solicitação. Já o certificado Impresso, é enviado em prazo médio de 10 (dez) a 60 (sessenta) dias úteis após confirmação do pagamento da taxa de despesas administrativas de confecção e de envio caso o aluno não possua nenhuma pendência em seu curso. Este é enviado via correios (Sedex).

Sim. Você poderá trocar de curso 1 vez dentro de 7 (sete) dias de curso, de forma gratuita. Após este prazo, a equipe responsável deverá analisar sua situação para demais orientações.

Não, o que habilita o aluno é a Graduação. A pós-graduação apenas o qualifica de acordo com cada curso escolhido.

Para alteração da forma de parcelamento após a realização da compra será necessário entrar em contato com o setor de cadastro para análise da situação e resolução do problema, pelo e-mail cadastro1@grupoprominas.com.br ou pelo telefone (88) 9432-1026.

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