GESTÃO ESCOLAR - Pós-Graduação 100% Online
Pós a partir de R$ 40,00
Horas
:
Minutos
:
Segundos

sobre o curso de GESTÃO ESCOLAR

No curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, você irá aprender, em uma multiplataforma de conteúdo, sobre práticas e métodos de gestão escolar e coordenação pedagógica, fundamentos da supervisão, orientação e inspeção escolar, políticas públicas educacionais e muito mais.

Confira as disciplinas que você vai estudar

Curso com 1500H

<p>Legisla&ccedil;&atilde;o Educacional e Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas; Legisla&ccedil;&atilde;o Educacional; Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas; PDE; CNE; MEC; Gest&atilde;o; Tipos de Gest&atilde;o; Gest&atilde;o Democr&aacute;tica; Normas e &Oacute;rg&atilde;os Educacionais; LDB; PNE.</p>

<p>Evolu&ccedil;&atilde;o e tend&ecirc;ncias da administra&ccedil;&atilde;o moderna. A escola como organiza&ccedil;&atilde;o educativa aut&ocirc;noma: a gest&atilde;o; a dire&ccedil;&atilde;o; a participa&ccedil;&atilde;o coletiva. Cultura organizacional. A evolu&ccedil;&atilde;o da gest&atilde;o educacional: mudan&ccedil;a de paradigma (escola p&uacute;blica de administra&ccedil;&atilde;o centralizada X descentraliza&ccedil;&atilde;o). Gest&atilde;o democr&aacute;tica. Diferen&ccedil;as e rela&ccedil;&otilde;es entre administra&ccedil;&atilde;o e gest&atilde;o. Responsabilidades e limita&ccedil;&otilde;es do processo de gest&atilde;o democr&aacute;tico nas escolas.</p>

<p>Teorias de Administra&ccedil;&atilde;o Escolar &ndash; Cl&aacute;ssicas; Surge a Administra&ccedil;&atilde;o Escolar; Administra&ccedil;&atilde;o Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administra&ccedil;&atilde;o Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administra&ccedil;&atilde;o/Gest&atilde;o Escolar - Quebra de Paradigmas; Transforma&ccedil;&otilde;es Sociais e Reflexos na Administra&ccedil;&atilde;o Escolar; Administra&ccedil;&atilde;o ou Gest&atilde;o Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gest&atilde;o Escolar Democr&aacute;tica; Gest&atilde;o Escolar Democr&aacute;tica-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o e Gest&atilde;o Democr&aacute;tica; A Bncc e a Gest&atilde;o Democr&aacute;tica.</p>

<p>As Complexas Rela&ccedil;&otilde;es Humanas; Origem, Fundamento e Princ&iacute;pios das Rela&ccedil;&otilde;es Humanas; Rela&ccedil;&otilde;es Humanas em Diferentes Contextos; Rela&ccedil;&otilde;es Humanas no Trabalho; Rela&ccedil;&otilde;es Humanas na Escola; &Eacute;tica nas Rela&ccedil;&otilde;es Humanas; Rela&ccedil;&otilde;es Intrapessoais; Rela&ccedil;&otilde;es Interpessoais; A Lideran&ccedil;a no Contexto da Gest&atilde;o Escolar; Disposi&ccedil;&otilde;es Legais sobre a Forma&ccedil;&atilde;o do Gestor Escolar; Lideran&ccedil;a e Gest&atilde;o Escolar; Compet&ecirc;ncias de L&iacute;deres Eficazes; Caracter&iacute;sticas, Compet&ecirc;ncias e Habilidades de L&iacute;deres/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organiza&ccedil;&atilde;o Escola; A Escola como uma Organiza&ccedil;&atilde;o; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espa&ccedil;o Escolar; Gest&atilde;o das Pessoas da Escola.</p>

<p>A gest&atilde;o educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constitui&ccedil;&atilde;o Federal e da L.D.B. O papel da gest&atilde;o democr&aacute;tica nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no n&iacute;vel escolar. A import&acirc;ncia da participa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es coletivas nas equipes pedag&oacute;gicas (todos aqueles que atuam em favor da gest&atilde;o democr&aacute;tica). O sistema de Organiza&ccedil;&atilde;o e Gest&atilde;o da Escola. A escola como organiza&ccedil;&atilde;o aprendente. Experi&ecirc;ncias brasileiras significativas.</p>

<p>Integra&ccedil;&atilde;o Escolar: Pap&eacute;is e Fun&ccedil;&otilde;es dos Profissionais; Conceitos Iniciais e Fun&ccedil;&otilde;es; Integra&ccedil;&atilde;o Escolar; A Gest&atilde;o Escolar e seus Conceitos e Aplica&ccedil;&otilde;es; Conceitos e Aplica&ccedil;&otilde;es; Responsabilidades da Gest&atilde;o Escolar; A Gest&atilde;o Escolar e o Uso das Tecnologias; As Tics e a Coordena&ccedil;&atilde;o Pedag&oacute;gica: Conceitos e Defini&ccedil;&otilde;es; As Novas Tecnologias na Educa&ccedil;&atilde;o.</p>

<p>Introdu&ccedil;&atilde;o ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educa&ccedil;&atilde;o; Desenvolvimento e Planejamento da Educa&ccedil;&atilde;o Superior; Planejamento Participativo em Educa&ccedil;&atilde;o; A Import&acirc;ncia do Planejamento na Educa&ccedil;&atilde;o; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolu&ccedil;&atilde;o Hist&oacute;rica da Avalia&ccedil;&atilde;o, seus Diversos Conceitos e sua Rela&ccedil;&atilde;o com a Atualidade; A Avalia&ccedil;&atilde;o Educacional como Processo Hist&oacute;rico Social; Avalia&ccedil;&atilde;o e sua Import&acirc;ncia na Educa&ccedil;&atilde;o.</p>

<p>As Concep&ccedil;&otilde;es Educacionais e Seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos &ndash; A Obrigatoriedade da Educa&ccedil;&atilde;o e a Dualidade de Ensino; Estudos Sobre a Escola e Democratiza&ccedil;&atilde;o &ndash; Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Curr&iacute;culo Escolar; A Bncc e o Curr&iacute;culo Escolar; Materiais Did&aacute;ticos Versus Projetos de Trabalho &ndash; Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e Suas Interven&ccedil;&otilde;es no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democr&aacute;tica; O Diretor Como L&iacute;der.</p>

<p>A tecnologia de informa&ccedil;&atilde;o no processo de ensino e aprendizagem. Edi&ccedil;&atilde;o de documentos. Publica&ccedil;&otilde;es Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Cient&iacute;fica: defini&ccedil;&atilde;o, classifica&ccedil;&atilde;o e aplica&ccedil;&atilde;o.</p>

<p>Recursos e Ferramentas na Internet. Multim&iacute;dia Digital. Intera&ccedil;&atilde;o das tecnologias e m&iacute;dias digitais entre alunos e professores. Aplica&ccedil;&atilde;o de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e m&iacute;dias digitais nas aulas.</p>

<p>Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educa&ccedil;&atilde;o; A Institui&ccedil;&atilde;o Escolar; Fundamentos da Orienta&ccedil;&atilde;o Escolar; Fundamentos da Supervis&atilde;o Escolar; Fundamentos da Inspe&ccedil;&atilde;o Escolar; Gest&atilde;o Democr&aacute;tica da Educa&ccedil;&atilde;o X Projeto Pol&iacute;tico-Pedag&oacute;gico.</p>

<p>Desenvolvimento de habilidades t&eacute;cnicas e comportamentais de lideran&ccedil;a. Estilos de Lideran&ccedil;a. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estrat&eacute;gias de Alta Performance. Gest&atilde;o de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos.</p>

<p>O Financiamento da Educa&ccedil;&atilde;o; Hist&oacute;rico do Financiamento da Educa&ccedil;&atilde;o no Brasil; O Financiamento da Educa&ccedil;&atilde;o Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Institui&ccedil;&otilde;es Auxiliares; Constitucionaliza&ccedil;&atilde;o da Educa&ccedil;&atilde;o e a Participa&ccedil;&atilde;o da Popula&ccedil;&atilde;o do Financiamento da Educa&ccedil;&atilde;o; Institui&ccedil;&otilde;es Auxiliares na Escola &ndash; APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e S&eacute;rie; PDDE; Recursos Pr&oacute;prios; Responsabilidade Fiscal; Licita&ccedil;&otilde;es: Assembleias e Presta&ccedil;&atilde;o de Contas; CACS &ndash; Conselhos de Acompanhamento e Controle Social &ndash; (Conselho Municipal de Educa&ccedil;&atilde;o E Conselho do Fundeb).</p>

<p>Epistemologia Convergente; Introdu&ccedil;&atilde;o E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplica&ccedil;&otilde;es; Caracter&iacute;sticas Do Diagn&oacute;stico Participativo; Conceito De Diagn&oacute;stico Na Educa&ccedil;&atilde;o; Caracter&iacute;stica Do Diagn&oacute;stico Participativo.</p>

<p>Qualidade, Educa&ccedil;&atilde;o e Avalia&ccedil;&atilde;o; Avalia&ccedil;&atilde;o da Qualidade da Educa&ccedil;&atilde;o; Os Princ&iacute;pios e Crit&eacute;rios que Devem Apoiar a Avalia&ccedil;&atilde;o da Qualidade da Educa&ccedil;&atilde;o; Avalia&ccedil;&atilde;o Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavalia&ccedil;&atilde;o Institucional e Sua Import&acirc;ncia no Ensino Superior; A Import&acirc;ncia da Avalia&ccedil;&atilde;o Institucional; Concep&ccedil;&otilde;es de Avalia&ccedil;&atilde;o do Processo Ensino Aprendizagem; A Avalia&ccedil;&atilde;o do Processo de Ensino Aprendizagem no &Acirc;mbito da Educa&ccedil;&atilde;o Superior; T&eacute;cnicas e Instrumentos de Avalia&ccedil;&atilde;o.</p>

<p>O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legisla&ccedil;&atilde;o da Educa&ccedil;&atilde;o Superior. A Pr&aacute;tica Docente no Contexto da LDB (Lei n.&ordm; 9.394/96). As Teorias Pedag&oacute;gicas. A Did&aacute;tica: defini&ccedil;&atilde;o e import&acirc;ncia no ensino superior. Planejamento do ensino. Elabora&ccedil;&atilde;o de planos de Ensino e Pr&aacute;tica Docente. Avalia&ccedil;&atilde;o Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Intera&ccedil;&otilde;es em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.</p>

<p>Conceitos de Ci&ecirc;ncia; M&eacute;todo Cient&iacute;fico; Hip&oacute;teses; Vari&aacute;veis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplica&ccedil;&atilde;o de Question&aacute;rio em Pesquisas; Caracteriza&ccedil;&atilde;o da Linguagem Cient&iacute;fica e do Sistema de Produ&ccedil;&atilde;o Cient&iacute;fico; Elabora&ccedil;&atilde;o de Pesquisa Acad&ecirc;mico-Cient&iacute;fica; &Eacute;tica na Pesquisa; T&eacute;cnicas de Apresenta&ccedil;&atilde;o. Resumo Cient&iacute;fico; Artigo Cient&iacute;fico; Ficha Catalogr&aacute;fica, Pr&eacute; Projeto de Pesquisa, Resenha, Relat&oacute;rios de Pesquisa, Fichamento.</p>

Curso com 360H

Faça uma Pós-Graduação e ganhe outra

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Pós-Graduação EaD em
GESTÃO ESCOLAR

Curso 100% online com início imediato

Conclusão a partir de 6 meses

Reconhecido no MEC e com TCC opcional

Válido para concursos e designações

Material didático exclusivo

Melhor plataforma de ensino do mercado

Garanta sua Pós-Graduação pelo preço mais acessível do mercado

Pix

valor do curso

R$ 1.200,00

matrícula

R$ 180,00


Bônus em dobro

Curso de Extensão

Preparatório para cursos

matricule-se

Cartão de crédito

mensalidades

12x R$ 100,00

matrícula

R$ 180,00


Bônus especial

Curso de Extensão

matricule-se

boleto

mensalidades

12x R$ 115,00

matrícula

R$ 180,00


matricule-se
Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com um dos nossos consultores.

Atendimento por Whatsapp

(88) 9 9432-1026

iniciar agora
Atendimento por e-mail

institutoprominaspos@gmail.com

enviar email
Como funciona a Pós-Graduação?

Sim. A Faculdade Prominas está credenciada junto ao MEC por meio da Portaria nº 1.065, de 18 de outubro de 2018.

Seguindo os padrões da avaliação do Ministério da Educação, os cursos aptos para se inscrever em uma pós-graduação em nossa Instituição são os cursos de Graduação:
Bacharel
Licenciatura
Tecnólogo
Cursos de Formação de Oficiais (Desde que sejam equivalentes a uma Graduação)

De acordo com a Resolução n°1, de 8 de junho de 2007, os cursos de Pós-Graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados (que já tenham colado grau) em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Para iniciar o curso de Pós-Graduação EaD na Faculdade Prominas basta o aluno ter em mãos o diploma ou uma declaração de conclusão de curso de graduação para fazer sua matrícula e dar o pontapé inicial em sua carreira profissional.

Você terá acesso ao curso assim que finalizar a sua matrícula e a mesma estiver devidamente paga e confirmada. O seu acesso é enviado para o seu e-mail que foi cadastrado durante o processo de matrícula.

O acadêmico estará matriculado no curso de Pós-Graduação somente após o pagamento da taxa de inscrição. O prazo de duração do curso é contado a partir do pagamento da primeira mensalidade. Sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

A Faculdade Prominas utiliza uma metodologia de ensino 100% on-line, incluindo avaliações e TCC (opcional). Tudo para você fazer no conforto da sua casa ou no local que você quiser. E você ainda conta com apoio de tutores disponíveis durante todo o curso.

Os nossos cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 6 (seis) meses, exceto cursos com carga horária de 1000 horas acima, e o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho que possui no mínimo 12 (doze) meses. Já o período máximo de todos os cursos é de 24 (vinte e quatro) meses.

Você poderá acessar o material didático de forma on-line e por meio de download. Nosso material didático é composto por videoaulas em disciplinas estratégicas, além de excelentes materiais complementares, questões comentadas, links, dentre outros. As avaliações privilegiam o raciocínio crítico e reflexivo ao invés da memorização.

Todas as avaliações dos cursos de Pós-Graduação EaD serão liberadas e disponibilizadas na plataforma de ensino e aprendizagem do aluno mediante os pagamentos das mensalidades do curso, exceto a avaliação final da última disciplina que também estará vinculada ao tempo mínimo de curso. Para cada módulo serão disponibilizadas uma avaliação on-line e uma avaliação final. A média final das avaliações é calculada da seguinte forma: (AVALIAÇÃO ON-LINE + AVALIAÇÃO FINAL) /2 = Média Final. Ao final do módulo, após o lançamento de todas as notas, caso o aluno fique de recuperação, ele deverá solicitar a avaliação de recuperação. Para os cursos de Pós-Graduação, Extensão e Aperfeiçoamento, a média final para aprovação é de 7 (sete) pontos.

Não, os materiais didáticos ficam disponíveis no portal do aluno para estudo mediante disponibilidade do aluno. No caso das disciplinas que possuem videoaulas, as aulas são gravadas e disponibilizadas ao aluno mediante liberação dos módulos. Os módulos possuem conteúdo em videoaulas de acordo com a modalidade contratada. Você poderá estudar onde, como e quando quiser, até mesmo pelo celular.

A documentação necessária para se matricular no curso de Pós-Graduação é: RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Diploma ou Declaração de Conclusão do curso de Graduação.

Nossas formas de pagamento disponíveis no site ou por meio do atendimento junto ao consultor são: parcelamento no boleto, parcelamento no cartão em até 12 vezes sem juros, boleto à vista ou PIX. Caso o aluno prefira, poderá utilizar também o método de Recorrência.

Recorrência é a liberdade de utilizar o cartão de crédito para pagar as mensalidades do seu curso, sem consumir o limite do cartão. Todo mês é descontada, automaticamente, a mensalidade na sua fatura, sem comprometer o seu limite de crédito.

Sim, para solicitar a dispensa de disciplinas é necessário que o aluno envie o histórico e declaração e/ou certificado de pós-graduação através do Portal do Aluno, no menu: “Dispensa”. Caso não tenha concluído o curso, o aluno poderá enviar o histórico parcial. Para realização da dispensa, segue-se o critério de que a disciplina seja equivalente e precisa ter pelo menos 50% (cinquenta porcento) da carga horária da disciplina a ser cursada.

Caso o aluno queira a ementa simples impressa das disciplinas do seu curso, ele poderá solicitá-la com um de nossos consultores no ato da compra ou enviar uma solicitação para o e-mail tutores@grupoprominas.com.br. O prazo de retorno é de até 2 (dois) dias úteis.

Não. Nos cursos de Pós-Graduação, a realização do estágio não é obrigatória. Porém, para os alunos que desejam realizá-lo, a Faculdade Prominas possui convênios com mais de 3.000 empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais para que seus alunos possam usufruir de benefícios e realizar estágios remunerados durante o período que estiverem estudando na Instituição. Para demais esclarecimentos a respeito do estágio, entre em contato conosco através do e-mail: estagio@grupoprominas.com.br

Após a Resolução CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, a confecção e apresentação do TCC se tornou opcional para conclusão de cursos de Pós-Graduação e recebimento de certificado. Desta forma, o aluno não é obrigado a fazer o TCC e muito menos apresentá-lo. Se, porventura, algum edital de concurso exigir o TCC como prova de títulos, posterior à conclusão do curso de Pós-Graduação, o aluno poderá entrar em contato com a Faculdade Prominas e efetivar a matrícula no TCC

Não. A carga horária do curso será a mesma, independente da realização ou não do TCC.

Para concluir o curso de Pós-Graduação EaD junto à Faculdade Prominas e receber o certificado o aluno precisa cumprir alguns pilares obrigatórios. São eles: - Concluir o curso a partir de 6 (seis) meses ou 12 (doze) meses, para os cursos com carga horária acima de 1.000 (mil) horas e Engenharia de Segurança do Trabalho; - Entregar toda documentação exigida pela Instituição para emissão do certificado; - Ser aprovado em todas as disciplinas/avaliações e TCC (opcional); - Não possuir pendências administrativas, financeiras e acadêmicas junto à Instituição.

Nós disponibilizamos o certificado Digital e o certificado Impresso. Ambos possuem a mesma validade a nível nacional. O certificado Digital tem a vantagem de ser levado sempre com o aluno em seu dispositivo móvel. Ele também possui todos os códigos para verificação de sua autenticidade, e é disponibilizado em até 24 (vinte e quatro) horas (dias úteis) após a sua solicitação. Já o certificado Impresso, é enviado em prazo médio de 10 (dez) a 60 (sessenta) dias úteis após confirmação do pagamento da taxa de despesas administrativas de confecção e de envio caso o aluno não possua nenhuma pendência em seu curso. Este é enviado via correios (Sedex).

Sim. Você poderá trocar de curso 1 vez dentro de 7 (sete) dias de curso, de forma gratuita. Após este prazo, a equipe responsável deverá analisar sua situação para demais orientações.

Não, o que habilita o aluno é a Graduação. A pós-graduação apenas o qualifica de acordo com cada curso escolhido.

Para alteração da forma de parcelamento após a realização da compra será necessário entrar em contato com o setor de cadastro para análise da situação e resolução do problema, pelo e-mail cadastro1@grupoprominas.com.br ou pelo telefone (88) 9432-1026.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo. Política de Privacidade