O curso tem como objetivo proporcionar aos gestores uma reflexão sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas de gestão no ambiente escolar. Realizar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. Proporcionar uma compreensão pedagógica de gestão escolar situada nos contextos micro e macro da escola.
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE.
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb).
Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática.
Gestão de Recursos Humanos na Escola; Aplicações Iniciais da Prática de Gestão de Recursos Humanos Educacional; Desafios na Gestão de Recursos Humanos; Gestão por Competências; Avaliação por Competências; Indicativos e Pressupostos; O Desafio na Educação Contemporânea; O Papel do Trabalho Escolar no Desenvolvimento do Pensamento dos Estudantes; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem.
As Concepções Educacionais e seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos x Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor como Líder.
Estudo dos Conceitos, Princípios, Partes e Tipos de Planejamento; Planejamento Estratégico do Setor da Educação; Planejamento Estratégico como Ferramenta para o Desenvolvimento das IES (Instituições de Ensino Superior); Plano Estratégico de Transformação Escolar (PETE); Ponderação sobre o Diagnóstico Estratégico na Escola; Conceitos e Aplicações sobre o Diagnóstico; Princípios do Diagnóstico Pedagógico como Forma de Planejamento Estratégico para Atender às Necessidades dos Alunos; Projetos e Planos de Ação Escolares: Requisitos e Fundamentos; Conceitos de Projetos e Planos de Ações; Implementação do Planejamento.
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.
Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo; Tipos de Gestão; Gestão Pedagógica (Parte II) e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Tipos de Gestão Pedagógica; Avaliação: Introdução; Tipos de Avaliação.
O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.
Pós-Graduação EaD em
GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
Curso 100% online com início imediato
Conclusão a partir de 6 meses
Reconhecido no MEC e com TCC opcional
Válido para concursos e designações
Material didático exclusivo
Melhor plataforma de ensino do mercado
Pix
R$ 1.200,00
R$ 180,00
Curso de Extensão
Preparatório para cursos
Cartão de crédito
boleto
Entre em contato com um dos nossos consultores.
Sim. A Faculdade Prominas está credenciada junto ao MEC por meio da Portaria nº 1.065, de 18 de outubro de 2018.
Seguindo os padrões da avaliação do Ministério da Educação, os cursos aptos para
se inscrever em uma pós-graduação em nossa Instituição são os cursos de
Graduação:
Bacharel
Licenciatura
Tecnólogo
Cursos de Formação de Oficiais (Desde que sejam equivalentes a uma Graduação)
De acordo com a Resolução n°1, de 8 de junho de 2007, os cursos de Pós-Graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados (que já tenham colado grau) em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.
Para iniciar o curso de Pós-Graduação EaD na Faculdade Prominas basta o aluno ter em mãos o diploma ou uma declaração de conclusão de curso de graduação para fazer sua matrícula e dar o pontapé inicial em sua carreira profissional.
Você terá acesso ao curso assim que finalizar a sua matrícula e a mesma estiver devidamente paga e confirmada. O seu acesso é enviado para o seu e-mail que foi cadastrado durante o processo de matrícula.
O acadêmico estará matriculado no curso de Pós-Graduação somente após o pagamento da taxa de inscrição. O prazo de duração do curso é contado a partir do pagamento da primeira mensalidade. Sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso adiantando o pagamento da primeira mensalidade.
A Faculdade Prominas utiliza uma metodologia de ensino 100% on-line, incluindo avaliações e TCC (opcional). Tudo para você fazer no conforto da sua casa ou no local que você quiser. E você ainda conta com apoio de tutores disponíveis durante todo o curso.
Os nossos cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 6 (seis) meses, exceto cursos com carga horária de 1000 horas acima, e o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho que possui no mínimo 12 (doze) meses. Já o período máximo de todos os cursos é de 24 (vinte e quatro) meses.
Você poderá acessar o material didático de forma on-line e por meio de download. Nosso material didático é composto por videoaulas em disciplinas estratégicas, além de excelentes materiais complementares, questões comentadas, links, dentre outros. As avaliações privilegiam o raciocínio crítico e reflexivo ao invés da memorização.
Todas as avaliações dos cursos de Pós-Graduação EaD serão liberadas e disponibilizadas na plataforma de ensino e aprendizagem do aluno mediante os pagamentos das mensalidades do curso, exceto a avaliação final da última disciplina que também estará vinculada ao tempo mínimo de curso. Para cada módulo serão disponibilizadas uma avaliação on-line e uma avaliação final. A média final das avaliações é calculada da seguinte forma: (AVALIAÇÃO ON-LINE + AVALIAÇÃO FINAL) /2 = Média Final. Ao final do módulo, após o lançamento de todas as notas, caso o aluno fique de recuperação, ele deverá solicitar a avaliação de recuperação. Para os cursos de Pós-Graduação, Extensão e Aperfeiçoamento, a média final para aprovação é de 7 (sete) pontos.
Não, os materiais didáticos ficam disponíveis no portal do aluno para estudo mediante disponibilidade do aluno. No caso das disciplinas que possuem videoaulas, as aulas são gravadas e disponibilizadas ao aluno mediante liberação dos módulos. Os módulos possuem conteúdo em videoaulas de acordo com a modalidade contratada. Você poderá estudar onde, como e quando quiser, até mesmo pelo celular.
A documentação necessária para se matricular no curso de Pós-Graduação é: RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Diploma ou Declaração de Conclusão do curso de Graduação.
Nossas formas de pagamento disponíveis no site ou por meio do atendimento junto ao consultor são: parcelamento no boleto, parcelamento no cartão em até 12 vezes sem juros, boleto à vista ou PIX. Caso o aluno prefira, poderá utilizar também o método de Recorrência.
Recorrência é a liberdade de utilizar o cartão de crédito para pagar as mensalidades do seu curso, sem consumir o limite do cartão. Todo mês é descontada, automaticamente, a mensalidade na sua fatura, sem comprometer o seu limite de crédito.
Sim, para solicitar a dispensa de disciplinas é necessário que o aluno envie o histórico e declaração e/ou certificado de pós-graduação através do Portal do Aluno, no menu: “Dispensa”. Caso não tenha concluído o curso, o aluno poderá enviar o histórico parcial. Para realização da dispensa, segue-se o critério de que a disciplina seja equivalente e precisa ter pelo menos 50% (cinquenta porcento) da carga horária da disciplina a ser cursada.
Caso o aluno queira a ementa simples impressa das disciplinas do seu curso, ele poderá solicitá-la com um de nossos consultores no ato da compra ou enviar uma solicitação para o e-mail tutores@grupoprominas.com.br. O prazo de retorno é de até 2 (dois) dias úteis.
Não. Nos cursos de Pós-Graduação, a realização do estágio não é obrigatória. Porém, para os alunos que desejam realizá-lo, a Faculdade Prominas possui convênios com mais de 3.000 empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais para que seus alunos possam usufruir de benefícios e realizar estágios remunerados durante o período que estiverem estudando na Instituição. Para demais esclarecimentos a respeito do estágio, entre em contato conosco através do e-mail: estagio@grupoprominas.com.br
Após a Resolução CNE/CES nº 1, de 06/04/2018, a confecção e apresentação do TCC se tornou opcional para conclusão de cursos de Pós-Graduação e recebimento de certificado. Desta forma, o aluno não é obrigado a fazer o TCC e muito menos apresentá-lo. Se, porventura, algum edital de concurso exigir o TCC como prova de títulos, posterior à conclusão do curso de Pós-Graduação, o aluno poderá entrar em contato com a Faculdade Prominas e efetivar a matrícula no TCC
Não. A carga horária do curso será a mesma, independente da realização ou não do TCC.
Para concluir o curso de Pós-Graduação EaD junto à Faculdade Prominas e receber o certificado o aluno precisa cumprir alguns pilares obrigatórios. São eles: - Concluir o curso a partir de 6 (seis) meses ou 12 (doze) meses, para os cursos com carga horária acima de 1.000 (mil) horas e Engenharia de Segurança do Trabalho; - Entregar toda documentação exigida pela Instituição para emissão do certificado; - Ser aprovado em todas as disciplinas/avaliações e TCC (opcional); - Não possuir pendências administrativas, financeiras e acadêmicas junto à Instituição.
Nós disponibilizamos o certificado Digital e o certificado Impresso. Ambos possuem a mesma validade a nível nacional. O certificado Digital tem a vantagem de ser levado sempre com o aluno em seu dispositivo móvel, e a sua solicitação e envio é gratuita. Ele também possui todos os códigos para verificação de sua autenticidade, e é disponibilizado em até 24 (vinte e quatro) horas (dias úteis) após a sua solicitação. Já o certificado Impresso, é enviado em prazo médio de 10 (dez) a 60 (sessenta) dias úteis após confirmação do pagamento da taxa de despesas administrativas de confecção e de envio caso o aluno não possua nenhuma pendência em seu curso. Este é enviado via correios (Sedex).
Sim. O Certificado Digital de conclusão do curso de Pós-Graduação EaD da Faculdade Prominas é 100% gratuito, tendo a mesma validade de um certificado do ensino presencial e ao certificado impresso. Lembrando que o aluno não poderá ter pendências administrativas, acadêmicas e financeiras junto à Faculdade Prominas para o recebimento do Certificado Digital.
Sim. Você poderá trocar de curso 1 vez dentro de 7 (sete) dias de curso, de forma gratuita. Após este prazo, a equipe responsável deverá analisar sua situação para demais orientações.
Não, o que habilita o aluno é a Graduação. A pós-graduação apenas o qualifica de acordo com cada curso escolhido.
Para alteração da forma de parcelamento após a realização da compra será necessário entrar em contato com o setor de cadastro para análise da situação e resolução do problema, pelo e-mail cadastro1@grupoprominas.com.br ou pelo telefone (31) 9 8431-6460.